quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Que neste Natal, eu possa lembrar dos que vivem em guerra, e fazer por eles uma prece de paz. Que eu possa lembrar dos que odeiam, e fazer por eles uma prece de amor. Que eu possa perdoar a todos que me magoaram, e fazer por eles uma prece de perdão. Que eu lembre dos desesperados, e faça por eles uma prece de esperança. Que eu esqueça as tristezas do ano que termina, e faça uma prece de alegria. Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor, e faça por ele uma prece de fé. Obrigada Senhor Por ter alimento, quando tantos passam o ano com fome. Por ter saúde, quando tantos sofrem neste momento. Por ter um lar, quando tantos dormem nas ruas. Por ser feliz, quando tantos choram na solidão. Por ter amor, quantos tantos vivem no ódio. Pela minha paz, quando tantos vivem o horror da guerra .

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Onça Dorminhoca - Faixa etária: Educação infantil Formar com o alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés , exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olho fechado . Ela é a Onça dorminhoca. Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares , exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca. Sugestão: O professor poderá proporcionar um e sudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças : Quem já viu uma onça? Aonde? Quando? Como ela é? Como vive? O que come? Quem quer imitá-la? Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça. Jogo dos balões Formarão 2 filas o 1º de cada fila estará com uma bola na mão com um papel com palavras escritas.Dada a ordem o 1º da fila com balão corre até a parede toca na parede ,e depois volta dando o balão para o segundo da fila ,ganha quem conseguir terminar a fila 1º estourar o balão e ler a palavra que tem dentro . Se o balão estourar antes da fila terminar perde. Direita esquerda Será formada 2 equipes 1 de cada equipe terá os olhos vendados e terá que chegar a um certo local designado pelo professor para chegar lá ele terá que ouvir as orientações dos colegas ,como :direita ,esquerda ,pra trás pra frente .Ganha quem conseguir chegar no ponto certo. Corrida dos limões Será formado duplas cada dupla terá que equilibrar um limão entre eles e sair do ponto de partida chegada e voltar .Se deixar o limão cair pega do chão e continua de onde parou. Passa a bola 2 filas cada um passa a bola pra trás ,hora por cima da cabeça,hora por baixo ,hora pelos lados.Ganha a fila em que o último participante esteja na frente

terça-feira, 12 de junho de 2012

Excel

Função Média 1.Posicione o cursor na célula E15. 2.Clique o botão Colar função "fx" da barra de ferramentas Padrão Será então mostrada a caixa de diálogo Colar função. 3.Na caixa de listagem Categoria de função:,selecione a opção Estatística. 4.Na caixa de listagem Nome da função:,selecione a opção MÉDIA e clique o botão OK. Será então mostrada a tela da função Média que permite a seleção de faixa de dados 5.Clique a seta da caixa de combinação Núm1. 6.Na planilha ,selecione o intervalo de células de E14 a E12. 7.Clique a seta da caixa de combinação Num1. Será então mostrada a tela da função Média exibindo na caixa de combinação Num1 o intervalo de células selecionado. 8.Clique o botão OK Função Máximo. 1.Posicione o cursor na célula E16. 2.Repita os passos 2 e 8na caixa de listagem Nome da função da caixa de diálogo Colar função,a função MÁXIMO. Função mínimo. 1.Posicione o cursor na célula. E17 2.repita os passos 2 e 8 e selecione na caixa de listagem Nome da função da caixa de diálogo Colar função ,a função MÍNIMO.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Que mãe é essa? Tem bicho mais estranho do que mãe? Mãe é alma contraditória. É alegria no choro. É carinho na raiva. É o sim no não Só mãe mesmo pra ser o oposto... E depois o contrário de novo. Vai ver que é porque filho não vem com manual de instrução. e pra conduzir as crias no mundo, ela usa só de intuição, pra tentar fazer tudo direito. Ela diz: Filho, você não come nada... E logo se contradiz: Para de comer, que eu tô botando o jantar! E aí ela lamenta: Ai, que eu não vejo a hora desse menino crescer! Mas logo se arrepende: Deixa que eu faço, você ainda é uma criança... Esse menino dorme demais... Esse menino não descansa... Essa menina vive na rua!... Filha, sai um pouquinho, vai pegar um sol... Pois é, gente, que pessoa é essa que jura que nunca mais... E no momento seguinte promete que vai ser pra sempre? Até que um dia a gente se depara com uma ausência insuportável: É a mãe que vai embora, deixando um vazio enorme, escuro, silencioso. E aí descobre que, mesmo errando, ela sabia de tudo, desde o início. E fez de tudo pra acertar. Então, se você tiver privilégio de abraçar sua mãe nesse segundo domingo de maio, agradeça, porque o presente é seu.

sábado, 21 de abril de 2012

Ideias de dinamica pra se fazer na sexta-feira

Dinâmica: "Pintura Moderna" Objetivo: explorar a criatividade e oralidade do indivíduo. Material: Folha de papel e 3 tintas primárias Procedimento: pegue uma folha e pingue três gotas de tintas nas cores primárias, após colocar a tinta dobrar a folha ao meio e espalhar a tinta com a folha dobrada. Em seguida abri-la e tentar dá uma forma ao desenho; -------------------------------------------------------------------------------- Dinamica do jornal Material: Folhas de jornal. Duração: 5 a 10 minutos. Participantes: 15 a 29 pesoas. Formação: Circulo. Procedimento: Cada pessoa recebe uma folha de jornal, abre e coloca no chão a sua frente. O facilitador fala: DENTRO "todos pisam no jornal", depois fala: FORA "todos pisam fora do jornal", depois fala: TROCA DE LUGAR "a pessoa pisa no jornal do colega ao lado". Após algum tempo um dos jornais é retirado e quem sobrar fica junto com um colega sobre o jornal dele. E assim sucessivamente vão se tirando os jornais até que não caiba mais todo mundo no mesmo jornal. ---------------------------------------------------------------------------------- Descontração e raciocínio Participantes: Número de Pessoas em aberto. Procedimento: Facilitador explica que trata-se de uma 'brincadeira' Piquenique. E para ir ao piquenique, cada um terá de levar alguma coisa. Explica também que esta brincadeira tem um critério, e que de acordo com este critério ele dirá se pode ou nãopode levar. Critério: inicial do seu nome. O critério não é revelado. Então por exemplo: a Maria poderá levar mamão, mortadela, mas não poderá levar Refrigerante, mas o Rafael pode. A brincadeira acaba quando se descobre o critério. ---------------------------------------------------------------------------------------- Dinâmica: "dos bancos" Objetivo: Essa dinâmica mostra a importância da auto-confiança e da relação de confiança com outras pessoas. Participantes: x Material: 4 bancos sem espaldar Procedimento: colocar 4 bancos sem espaldar de forma que os participantes possam sentar de costas um para o outro bem próximos. Ao comando do instrutor devem deitar-se no colo do colega de trás. Após, os bancos devem ser retirados, e cada participante deve sustentar o outro em suas pernas/colo, de forma que fiquem os 4 suspensos no ar, sem apoio.